A corrupção no Brasil encontra-se, quase institucionalizada, dada a amplitude que alcançou: os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, os Tribunais de Contas, e também mais recentemente, o Ministério Público, nossa última esperança de que alguma providência fosse tomada nesse sentido. Do Senado às Câmaras Municipais, da Presidência da República às Prefeituras, a corrupção está praticamente generalizada, com raríssimas exceções.
Infelizmente, apesar de uma verdade que dói, podemos afirmar sem medo que tudo isso é puro reflexo da sociedade: os valores éticos e morais tornaram-se relativos, enquanto a corrupção torna-se cada vez mais absoluta. Quando não é falta de valores, são os valores imbuídos de interesses pessoais ou de grupos. O eleitor se vende, não devolve o troco que lhe foi passado a mais, dá calotes, paga por fora pela agilidade e rapidez do serviço, fura filas ou paga por um lugar nela, adquire produtos pirateados, sonega impostos. Pesquisas mostraram que o estudante que cola nas provas escolares têm maior probabilidade de ser um cidadão mentiroso e desonesto.
O que tem feito a educação e a escola nesse sentido? A educação e a escola que temos falharam. A instituição que forma cidadãos falhou, já que um dos principais motivos da sua existência é produzir uma profunda transformação no indivíduo e na sociedade. Que podiam [e ainda podem] fazer [mas não fizeram] os professores e a escola, tendo em vista uma transformação radical, ética e moral, diante da degeneração da sociedade? Ocorre que não poucos diretores e professores também se deixam corromper pelo sistema. E tudo começa nas pequeninas coisas, como, por exemplo, a utilização pessoal indevida de serviços de fotocópia e de ligações telefônicas na unidade escolar.
Que tipo de formação a escola brasileira, seja pública ou particular, tem proporcionado aos seus alunos, que tipo de profissional tem formado as universidades e os cursos técnicos, para que tenhamos tantos cidadãos corruptos e corruptores em todos os seguimentos da sociedade? O que se tem ensinado em nossas salas de aula à crianças, adolescentes e jovens?
A responsabilidade pela educação dos alunos em uma escola é de todos os que nela trabalham, não só dos professores. Todos tem o dever de ajudar a construir cidadãos dignos para um mundo melhor e sem corrupção.
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