"Primeiro beijo" de Clarice
Lispector.
Público Alvo:
9º Ano
Aulas Previstas: 10 aulas
Texto: O
Primeiro Beijo – Clarice Lispector (In Felicidade Clandestina)
OBJETIVOS
-Percepções das relações de intertextualidade.
- apreciação e comparação de diferentes
gêneros textuais
- Desenvolver o gosto pela leitura
- Elaboração de apreciação efetiva (trabalhando com
o sentimento)
- Valorização da Ética
- Esclarecimento de doenças que podem ser
transmitidas através do beijo (DST, Sífilis, Hepatite, AIDS e Carie).
- Benéficos causados pelo beijo (emagrece, ativa os
músculos...)
METODOLOGIA
Antes da Leitura:
- Propaganda de Beijo – Mercado Livre
- Antecipação do conhecimento prévio
·
Qual tipo de beijo que existe?
(fraterno, amigo, irmão, selinho...).
·
O que te lembra do primeiro beijo?
·
Porque você beija? (amor, carinho,
fraterno, cumprimento, cultural mulçumanos se cumprimentam com beijo...).
Antecipação ou Predição
Antecipação ou predição do título (tema)
·
Precisa namorar para beijar?
·
Trata-se de uma história atual ou
antiga?
·
O primeiro beijo marcou sua vida ou de
alguém?
·
Você beijou por um sentimento ou apenas
para deixar de ser BV.
DURANTE A LEITURA
- Leitura sequencial (silenciosa / individual)
- Leitura pausada para confirmação ou retificação
das expectativas criadas Antes da leitura.
- Localização das ideias ou do tema principal.
- Inferência de palavras desconhecidas.
- Lavamento de hipótese.
- Cadê a mulher do texto? E a menina? (construção
do sentido).
- Questionamento: O que acontece com o garoto?
- Será que autora pensou em que tipo de público ao
escrever?
- Questão da linguagem.
·
Pistas: ciúmes, primeiro beijo...
(adolescente)
·
De que época a autora retrata?
DEPOIS DA LEITURA
- Intertextualidade com música: Tô vendendo
(sertanejo); filme (O Meu Primeiro Beijo); texto do Antônio Barreto (O
Meu Primeiro Beijo)
- Acolhimento das posições dos alunos
Avaliação
- Ativação e comparação das informações levantadas
dentro da intertextualidade.
- Produto final: cartazes com síntese do texto;
- Conversa informal sobre se preservar e se
valorizar (o beijar por beijar, visando quantidade)
- Pesquisa sobre os benefícios e malefícios do
beijo (Prevenção também se Ensina - cartaz, teatro, dança...)
Postado por:MARLI DE OLIVEIRA FARIA
PESUTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário