segunda-feira, 24 de junho de 2013

"Primeiro beijo" de Clarice Lispector.

"Primeiro beijo" de Clarice Lispector.


Público Alvo: 9º Ano
Aulas Previstas: 10 aulas
Texto: O Primeiro Beijo – Clarice Lispector (In Felicidade Clandestina)
OBJETIVOS
-Percepções das relações de intertextualidade.
- apreciação e   comparação de diferentes gêneros textuais
- Desenvolver o gosto pela leitura
- Elaboração de apreciação efetiva (trabalhando com o sentimento)
- Valorização da Ética
- Esclarecimento de doenças que podem ser transmitidas através do beijo (DST, Sífilis, Hepatite, AIDS e Carie).
- Benéficos causados pelo beijo (emagrece, ativa os músculos...)
METODOLOGIA
Antes da Leitura:
- Propaganda de Beijo – Mercado Livre
- Antecipação do conhecimento prévio
·         Qual tipo de beijo que existe? (fraterno, amigo, irmão, selinho...).
·         O que te lembra do primeiro beijo?
·         Porque você beija? (amor, carinho, fraterno, cumprimento, cultural mulçumanos se cumprimentam com beijo...).
Antecipação ou Predição
Antecipação ou predição do título (tema)
·         Precisa namorar para beijar?
·         Trata-se de uma história atual ou antiga?
·         O primeiro beijo marcou sua vida ou de alguém?
·         Você beijou por um sentimento ou apenas para deixar de ser BV.

DURANTE A LEITURA
- Leitura sequencial (silenciosa / individual)
- Leitura pausada para confirmação ou retificação das expectativas criadas Antes da leitura.
- Localização das ideias ou do tema principal.
- Inferência de palavras desconhecidas.
- Lavamento de hipótese.
- Cadê a mulher do texto? E a menina? (construção do sentido).
- Questionamento: O que acontece com o garoto?
- Será que autora pensou em que tipo de público ao escrever?
- Questão da linguagem.
·         Pistas: ciúmes, primeiro beijo... (adolescente)
·         De que época a autora retrata?
DEPOIS DA LEITURA
- Intertextualidade com música: Tô vendendo (sertanejo); filme (O Meu  Primeiro Beijo); texto do Antônio Barreto (O Meu  Primeiro Beijo)
- Acolhimento das posições dos alunos
Avaliação
- Ativação e comparação das informações levantadas dentro da intertextualidade.
- Produto final: cartazes com síntese do texto;
- Conversa informal sobre se preservar e se valorizar (o beijar por beijar, visando quantidade)
- Pesquisa sobre os benefícios e malefícios do beijo (Prevenção também se Ensina - cartaz, teatro, dança...)


Postado por:MARLI DE OLIVEIRA FARIA PESUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário